
Atravessar Espanha
Caminho de Santiago de Compostela – Atravessar Espanha
Propósito: Desafio.
1050Km de bicicleta pela região norte da Espanha.
Caminho francês de Saint-Jean-Pied-de-Port até Santiago de Compostela indo a Finisterra.
Equipamento: CannonDale Trail 1
Média de 50Km dia
Terreno Maior parte por terra
Tempo para a viagem: Até 25 dias
Providências a serem tomadas antes da viagem.
Preparativos
Definir a viagem em si.
Entender o que está em jogo.
Fotos
A Bike
Preparação para a ciclo-viagem
Manutenção
Detalhes específicos
O Bike Fit
Planejamento da Viagem
Foco no longo percurso do Caminho de Santiago de Compostela. Disposto em etapas como seguem:
o treinamento
a elaboração do roteiro
a preparação da bicicleta
a composição da bagagem
o orçamento.
O Treinamento
Pedalar aproximadamente 1.050km num período de aproximadamente 20 dias, sem considerar dias de paradas voluntárias ou involuntárias, corresponde a um percurso médio diário de 50 a 55 km.
Conforme os manuais de cicloturismo, um treinamento que corresponde a 2/3 do percurso médio diário, com uma frequência de 3 a 4 dias por semana, e por um período de 3 a 4 meses é considerado satisfatório. Esta é a meta mínima de treinamento que se pretende realizar, associado a exercícios físicos e preparação adequados.
Porém, como já temos por hábito pedalar com bastante frequência, bastará adequar os treinos às condições futuras, pedalando em todo tipo de terreno, e, nos últimos meses, equipando as bicicletas com os alforges carregados de garrafas plásticas cheias de água, para simular peso.
Procura-se alternar treinamento em longos trechos de subida, para treinar força, com trechos planos para treinar resistência ao giro.
O Roteiro
Atravessando Espanha
Foi elaborado um roteiro detalhado que previa desde à saída de Belo Horizonte até o retorno, que resume-se:
BH-LIS avião
Lisboa-Saint Jean Pied de Port (trem, ônibus ou avião)
de Saint Jean Pied de Port a Santiago (o Caminho) em bicicleta
depois de Santiago de Compostela, pedalar pelo litoral da Galícia até Finisterra
Finisterra-Lisboa carro
e, por fim Lisboa-BH avião.
A Bicicleta
Atravessar Espanha
Uma CannonDale Trail1 mountain bike de 30 marchas, de primeira linha, com suspensão dianteira, equipada com alforges, computador de bordo, sinalizador traseiro e bolsa de ferramentas.
Levar um kit contendo: câmara extra, ferramentas, elos de corrente, caramanholas, cadeado de segurança, capacete, luvas de ciclista, óculos de ciclista, sapatas de freio, cabos, pilha para sinalizador, extensores e braçadeiras.
A Bagagem
Atravessar Espanha
A bagagem deve ser composta apenas de ítens extremamente essenciais, devendo pesar entre 5 e 7 kg e ser capaz de ser completamente armazenada nos alforges da bicicleta.
O ideal é que sobre espaço nos alforges para que durante o percurso sejam carregados ítens de alimentação, livros e outras lembranças de pequeno peso.
É claro que o peregrino vai precisar lavar algumas peças de roupa durante o percurso – todos fazem isto e existe lugar apropriado nos refúgios. É importante levar vários sacos plásticos para acondicionar tudo e procurar ter um mínimo de organização, reservando lugares para cada coisa, o que facilita em muito a operacionalidade da viagem.
Sugere-se a seguinte bagagem mínima, além do kit para bicicleta citado no ítem anterior:
SAÚDE: composto em parte por necessidades individuais, porém, sugere-se alguns ítens básicos como analgésico, gel para dor muscular, complementos vitamínicos, aspirina, esparadrapo, band-aid, mertiolate e soro fisiológico.
HIGIENE: escova de dente, creme dental, saboneteira c/ sabonete, barbeador, giletes, toalha pequena, desodorante, creme hidratante, shampoo-condicionador, cortador de unha, pente, fio dental, cotonetes, protetor solar e papel higiênico.
VESTUÁRIO: tênis, chinelo, meias (4), calça jeans, cinto, moleton, short, bermudas (2), cuecas (4), bermudas ciclista (2), camisas ciclista (2), camisetas (4), sunga, casaco, capa (anorak), relógio, óculos escuro.
UTENSÍLIOS: caderno anotações, caneta, porta dinheiro, canivete suiço, maquina fotográfica, filmes e saco de dormir.
DOCUMENTOS: carteira identidade, motorista, passaporte, cartões de crédito e xerox de tudo.
É muito prático já adquirir com antecedência alguma quatidade de pesetas e francos (caso opte também por iniciar o caminho da França).
O Orçamento
Atravessar Espanha
Isto é uma coisa muito pessoal. Cada um sabe quanto gasta.
Pode-se dormir nos refúgios que de maneira geral são bem limpos e razoavelmente confortáveis ou pode-se dormir em hostels com preços acessíveis.
Pode-se comer pratos caros em bons restaurantes, ou pode-se optar pelo “menú del día”, que é o mais barato, boa qualidade e grande quantidade. Em geral come-se bem com $ 15,00.
Condições do tempo.
Nenhum comentário