Motoristas e ciclistas: Por mais responsabilidades no trânsito!

É fato, ainda há muita falta de empatia entre motoristas e ciclistas, estes últimos buscando uma alternativa para resolver o óbvio, ou seja, um trânsito que não comporta a demanda que só cresce.

Não apenas no Brasil, as dificuldades em manter a ordem no trânsito são gigantes.

Os fatores para essa sobrecarga são muitos. A começar pela demanda, sempre acima do que se pode absorver, sem falar do comportamento inescrupuloso de todos os envolvidos no ir e vir em estradas.

Neste contexto, a bicicleta é uma importante alternativa para amenizar a sobrecarga, portanto, influencia na qualidade de vida, especialmente para quem vive em grandes cidades.

No entanto, não podemos ignorar que há hostilidade entre essas duas partes – motoristas e ciclistas. 

Conforme podemos ler na matéria publicada no Portal do Trânsito e Mobilidade, não podemos deixar de observar que a segurança cicloviária, a falta de campanhas educativas sobre o tema, os escassos investimentos para mais ciclovias, são fatores que só fazem aumentar essa hostilidade e falta de empatia entre motoristas e ciclistas.

É o conjunto de ações que tornará melhor a relação motorista e ciclista 

Consensos não são suficientes entre motoristas e ciclistas, são necessárias intervenções do poder público, especialmente para educar essa relação e providenciar a infraestrutura para que mais pessoas possam usar a bicicleta no seu dia a dia ou como um esporte eventualmente.

Algumas manifestações sobre esse tema podem ser acessadas no site da União de Ciclistas do Brasil, no entanto, frequentemente algumas mobilizações, em prol do uso da bicicleta e para mais harmonia no trânsito, tem acontecido no Brasil.

Enfim, o que queremos aqui é a união de quem valoriza a ideia de quem o ciclismo urbano é um elemento importantíssimo para desafogar o trânsito.

Entretanto, é necessário maior compromisso de todos, sociedade e entidades, para que a relação motorista e ciclista seja saudável e justa!

Gostou deste texto? Valoriza o ciclismo? Quer contribuir para um trânsito mais equilibrado? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.